A engenharia pode ser compreendida como uma ciência que concentra no projeto de motores, máquinas, estruturas e sistemas elétricos, e que está profundamente enraizada nos princípios da matemática. Engenheiros descobrem como as coisas funcionam e encontram usos práticos para descobertas científicas. Por isso, apesar de cientistas e inventores, geralmente, receberem o crédito por inovações que promovem a condição humana, nota-se que são os engenheiros que são fundamentais para tornar essas inovações disponíveis para o mundo.
Desse modo, é possível verificar que os engenheiros de hoje não apenas são responsáveis pelo planejamento e construção de estruturas enormes e prédios sofisticados, mas também pela elaboração de mapas para o genoma humano e melhores chips de computadores, indicando que a engenharia é um dos pilares do mercado atual, tendo em vista que o trabalho dos engenheiros inclui desde projetos, avaliação, desenvolvimento, teste e modificação; até instalação, inspeção, especificação de materiais e processos, supervisão da fabricação e construção, análise de falhas, prestação de serviços de consultoria e ministração de cursos de engenharia em faculdades e universidades.
Com isso, o campo da engenharia é dividido em um grande número de áreas de especialidade, dentre as quais pode-se destacar:
• A engenharia mecânica, que envolve projeto, fabricação, inspeção e manutenção de máquinas, equipamentos e componentes, bem como sistemas de controle e instrumentos para monitorar seu status e desempenho. Isso inclui veículos, máquinas de construção e agrícolas, instalações industriais e uma grande variedade de ferramentas e dispositivos.
• A engenharia elétrica, abrangendo projeto, testes, fabricação, construção, controle, monitoramento e inspeção de dispositivos elétricos e eletrônicos, máquinas e sistemas. Esses sistemas variam em escala, desde circuitos microscópicos até sistemas nacionais de geração e transmissão de energia.
• A engenharia aeroespacial, que engloba projeto, fabricação e teste de aeronaves e espaçonaves, bem como peças e componentes, como células, usinas, sistemas de controle e orientação, sistemas elétricos e eletrônicos e sistemas de comunicação e navegação.
• A engenharia nuclear, focada em projeto, fabricação, construção, operação e teste de equipamentos, sistemas e processos envolvendo a produção, controle e detecção de radiação nuclear. Esses sistemas incluem aceleradores de partículas e reatores nucleares para usinas de energia elétrica e navios, produção e pesquisa de radioisótopos. A engenharia nuclear também inclui monitorar e proteger os seres humanos contra os efeitos potencialmente nocivos da radiação.
• A engenharia biomédica, que é a prática de projetar sistemas, equipamentos e dispositivos para uso na prática da medicina. Também envolve o trabalho em estreita colaboração com médicos, incluindo médicos, enfermeiros, técnicos, terapeutas e pesquisadores, a fim de determinar, compreender e atender às suas necessidades de sistemas, equipamentos e dispositivos.
• A engenharia química, que abarca a prática de projetar equipamentos, sistemas e processos para refinar matérias-primas e para misturar, compor e processar produtos químicos para fabricar produtos valiosos.
• A engenharia da computação, focada na prática de projetar componentes de hardware de computador, sistemas de computador, redes e software de computador.
• A engenharia industrial, voltada para a prática de projetar e otimizar instalações, equipamentos, sistemas e processos para manufatura, processamento de materiais e diversos outros ambientes de trabalho.
• A engenharia ambiental, que busca prevenir, reduzir e eliminar fontes de poluição que afetam o ar, a água e a terra. Envolve também a detecção e a medição dos níveis de poluição, determinando as fontes de poluição, limpando e reabilitando os locais poluídos e garantindo a conformidade com as regulamentações locais, estaduais e federais.
• E a engenharia civil, que envolve projeto, construção, manutenção e inspeção de grandes projetos de infraestrutura, como rodovias, ferrovias, pontes, túneis, barragens e aeroportos.
Nos Estados Unidos, a área da engenharia com mais oportunidades de trabalho é a civil – tanto para construções de grande porte como para construções residenciais. Isso porque o setor de construção é um segmento chave dentro do mercado, sendo que o mesmo tem sido impulsionado pela expansão das atividades de construção civil, principalmente devido ao crescimento significativo tanto populacional quanto em sua infraestrutura. Desse modo, a engenharia civil é um dos elementos mais proeminentes e vitais para os países em geral, devido a sua capacidade para projetar e executar obras estruturais que atendam a sociedade de forma satisfatória.
E como os EUA vivem um momento muito bom, que envolve bons investimentos, muitas obras e oportunidades que surgem a todo tempo, a economia norte-americana tem superado todas as expectativas de crescimento, com destaque para o mercado imobiliário, onde o crescimento é notório. Porém, as maiores empresas de engenharia nos Estados Unidos são de construção. Dentre elas, as que prometem os melhores planos de carreira e os futuros mais brilhantes são:
1. Lend Lease New York City, NY: com sede regional localizada em Nova York, Cingapura e Londres, a Lendlease tem aproximadamente 12.000 funcionários internacionalmente.
2. Washington Group International, Inc. Boise, Idaho: fornece serviços integrados de engenharia, construção e gerenciamento para empresas e governos em todo o mundo. A empresa possui cerca de 25.000 funcionários trabalhando em mais de 40 estados e em mais de 30 países
3. J.A. Jones, Inc. Charlotte, NC: é uma das mais antigas empresas de construção da listagem das 10 maiores empresas de construção nos EUA. J.A. A Jones Construction ajudou na construção das Torres Petronas na Malásia. No entanto, a empresa é sediada em Charlotte, Carolina do Norte.
4. Halliburton, Houston, TX: é muito famosa e conhecida por seus serviços em campos petrolíferos em aproximadamente 70 países. Esta empresa tem aproximadamente 50.000 membros que trabalharam para o desenvolvimento desta empresa, incluindo funcionários, equipes, engenheiros, especialistas, etc. Tem sede dupla, estando localizada em Houston e em Dubai; e atende à indústria de petróleo e gás upstream durante todo o ciclo de vida do reservatório – desde a localização de hidrocarbonetos e gerenciamento de dados geológicos, até a avaliação de perfuração e formação, construção de poços, conclusão e otimização de produção.
5. Peter Kiewit Sons, Inc.: é uma das empresas mais antigas dentre as principais empresas de construção nos EUA; e por isso, é uma das maiores e mais respeitadas organizações de construção e engenharia da América do Norte. A empresa de propriedade dos funcionários opera por meio de uma rede de escritórios e projetos nos Estados Unidos, no Canadá e na Austrália. Quase todos os projetos de construção são compostos por um ou mais proprietários da empresa.
6. Skanska Incorporated, Greenwich, CT: segundo a revista Construction Global, é a 5ª maior construtora do mundo. A empresa tem aproximadamente 48.000 funcionários e é um dos principais grupos de desenvolvimento e construção de projetos do mundo, concentrados em mercados domésticos selecionados nos países nórdicos, outros países europeus e na América do Norte. Com foco na sustentabilidade, oferece soluções competitivas – não apenas para as tarefas mais complexas.
7. The Turner Corporation, Nova Iorque, NY: é uma empresa internacional de serviços de construção com sede na América do Norte e é uma construtora líder em diversos segmentos do mercado. A empresa ganhou reconhecimento por empreender projetos grandes e complexos, promovendo a inovação, adotando tecnologias emergentes e fazendo a diferença para seus clientes, funcionários e comunidade. Com uma equipe de 5.200 funcionários, a empresa completa US $ 10 bilhões de construção em 1.500 projetos por ano. A Turner oferece aos clientes a acessibilidade e o suporte de uma empresa local com a estabilidade e os recursos de uma organização multinacional.
8. Construção Balfour Beatty: consistentemente classificada entre as maiores empreiteiras do país, a Balfour Beatty Construction Services US foi citada como uma das 10 maiores construtoras de edifícios residenciais e uma das 10 maiores construtoras ecológicas da Engineering News-Record. Ela presta serviços de grande qualidade em Gerenciamento de Construção, Contratação Geral, Consultoria de Custos, Design-Construção, Serviços Pré-Construtivos, Parcerias Público-Privadas.
9. Fluor Corporation, Irvine, CA: é a maior empresa de engenharia e construção nos rankings da Fortune 500 e lista a 136ª no mesmo ranking. É uma das melhores empresas de construção entre as 10 maiores empresas de construção nos EUA. A empresa fornece soluções integradas de engenharia, compras, fabricação, construção (EPFC), manutenção e gerenciamento de projetos para governos e clientes do setor privado em diversas indústrias em todo o mundo. A Fluor desenvolve e implementa soluções inovadoras para problemas complexos de projetos. Por mais de um século, os clientes selecionaram a Fluor como sua empresa preferida para projetos desafiadores em partes remotas do mundo.
10. Bechtel Group Inc., São Francisco, CA: de acordo com seu site oficial, a Bechtel é uma das mais respeitadas empresas globais de engenharia, construção e gerenciamento de projetos. Desde 1898, eles concluíram mais de 25.000 projetos extraordinários em 160 países em todos os sete continentes. Eles operam através de quatro negócios globais: Infraestrutura; Nuclear, Segurança e Meio Ambiente; Petróleo, Gás e Produtos Químicos; e Mineração e Metais.
A maioria dos funcionários contratados nas empresas citadas são engenheiros civis. Para exercer essa profissão, as funções do engenheiro civil podem ser divididas em três categorias: aquelas executadas antes da construção (estudos de viabilidade, investigações do local e projeto), aquelas realizadas durante a construção (lidar com clientes, engenheiros consultores e contratados) e aquelas realizadas após a construção (manutenção e pesquisa). E tendo em mente que nenhum grande projeto hoje é iniciado sem um extenso estudo do objetivo, investimento a se feito, viabilidade, métodos alternativos e possíveis problemas econômicos e de engenharia, nota-se que a figura do engenheiro é de suma importância para garantir um projeto de qualidade, dentro dos padrões necessários e dos custos disponíveis.
Nos Estados Unidos, o setor de construção dominou o mercado global de engenharia civil em 2018 e os avanços recentes em materiais e equipamentos de construção prometem revolucionar o setor e aumentar ainda mais a participação do segmento nos próximos anos. Além disso, os serviços de manutenção, que são cruciais para garantir o funcionamento adequado e a condição das arquiteturas e infraestrutura no mercado, têm se apresentado cada vez mais efetivos, uma vez que várias condições ambientais externas e internas fazem com que as construções necessitem de manutenções não apenas corretivas, mas também preventivas, a fim de evitar acidentes e até mesmo desastres.
Em termos de aplicação, a engenharia civil nos Estados Unidos abrange imóveis, infraestrutura e indústria, sendo que a infraestrutura e os segmentos industriais estão posicionados para apresentar um forte crescimento nos próximos anos. O segmento imobiliário também emergiu dominante em 2018 devido ao aumento da demanda por propriedades residenciais, resultante de um aumento na urbanização e na renda familiar, mas teve uma queda no início de 2019.
A inovação em materiais de construção é uma tendência recente no setor de construção, que deve moldar projetos de engenharia civil durante o período de previsão. Maior eficiência, maior capacidade e preços acessíveis são alguns dos benefícios desses novos materiais que incentivarão sua adoção na área de engenharia. Além disso, prevê-se que a disponibilidade de várias instalações bancárias e financeiras apoie o crescimento do segmento, uma vez que o governo tem introduzido várias políticas e estruturas favoráveis, a fim de promover uma rápida industrialização para atender às necessidades da população em constante crescimento.
Governos em todo o mundo, com destaque para o dos Estados Unidos, também têm feito investimentos em larga escala para melhorar a infraestrutura em seus respectivos países e fornecer moradia acessível à população. Assim, o tamanho do mercado, medido pela receita, do setor de serviços de engenharia é de US $ 273,4 bilhões em 2019, sendo que o crescimento estimado para os próximos anos é de aproximadamente 2,4% por ano. Com isso, entende-se que o tamanho do mercado da indústria de serviços de engenharia nos EUA aumentou mais rapidamente do que a economia em geral.
De modo geral, a indústria de serviços de engenharia nos Estados Unidos é a terceira do setor de serviços profissionais, científicos e técnicos por tamanho de mercado e a 36ª maior dos EUA. Os principais fatores positivos que afetam esse setor são a baixa volatilidade da receita e o investimento do governo local e estadual. Além disso, o valor da construção não-residencial privada inclui gastos em edifícios de escritórios, hospitais, fábricas, usinas de energia, linhas de comunicação e outras estruturas; o que faz com que esses projetos sejam particularmente pertinentes à indústria, e um aumento no investimento privado causa um aumento nas receitas do setor.
Com um crescimento tão efetivo e constante, há mais oportunidades e vagas para engenheiros do que pessoas qualificadas para preenchê-las na maioria dos países dos EUA. A alta demanda no país, atrelada a crise econômica e a falta de perspectiva colocou a engenharia nos Estados Unidos na lista de profissões de interesse nacional dos estudantes e engenheiros formados (atuantes ou não na área), e a necessidade de profissionais da área tornou o caminho até o green-card mais rápido e fácil.
Porém, é importante aqui mencionar que os trâmites da imigração para trabalhar e viver nos Estados Unidos são complexos, sendo fundamental analisar as questões imigratórias e tributárias, e saber: qual o tipo de documento mais apropriado; os vistos mais adequados e que necessitam ou não de renovação, como é o caso do EB-1A e EB-2 National Interest Waiver que são vistos definitivos concedidos sem a necessidade de uma oferta de trabalho prévia e baseiam-se apenas no histórico acadêmico e profissional do candidato; a necessidade do green-card para atuar; e como fazer a equivalência do diploma brasileiro, sem o qual não é possível exercer a profissão nos EUA, sendo que esta deve ser uma prioridade no planejamento dos interessados em emigrar.
A validação do diploma brasileiro requer uma prova que deve ser feita no estado em que o profissional vai trabalhar, já a emissão da certificação é regional. Mas a licença só é necessária para profissionais que vão trabalhar como responsáveis técnicos de engenharia, o que nem sempre é o caso. E apesar dos requisitos de validação de diploma serem diferentes de acordo com o estado dos EUA, cabe aqui citar que o profissional precisará atestar por meio de documentação que realmente tem o conhecimento e capacidade para o trabalho. Além disso, deve ser requerido à instituição brasileira, onde a graduação foi concluída, um histórico escolar e o diploma; e ambos precisam ser autenticados e traduzidos por tradutor juramentado.
Apesar de toda aparente “burocracia”, em um ano um engenheiro brasileiro consegue legalizar-se nos Estados Unidos, mas o mesmo pode começar a atuar desde o começo do processo porque obtém autorização temporária de trabalho. Assim, o procedimento indicado, principalmente para aqueles que desejam atuar na Flórida, é dar entrada no pedido do visto – EB2 na categoria National Interest Waiver (NIW), sendo que não é exigido conhecimento de inglês nem oferta prévia de emprego. Contudo, fora do estado da Flórida, é difícil conseguir trabalhar sem falar inglês, mas o domínio da língua não é um requisito imigratório.
Entre os brasileiros, profissionais com experiência entre cinco e dez anos são os mais procurados. Porém, as perspectivas são ótimas para qualquer engenheiro civil brasileiro, já que as oportunidades de trabalho para esses profissionais nos Estados Unidos vão além de um crachá de empresa, pois muitos engenheiros brasileiros se deparam com boas oportunidades para empreender, abrindo seu próprio negócio, principalmente no mercado imobiliário de projetos de construção residencial e comercial nos estados da Florida, Carolina do Sul e Carolina do Norte.
Desse modo, os querem atuar no mercado de engenharia nos Estados Unidos, devem avaliar sua experiência profissional e habilidades técnicas específicas se encaixam na demanda norte-americana e calcular os gastos com o tempo de aprendizado, já que ao chegar no país americano escolhido, será necessário passar por todo um processo onde o comportamento, o conhecimento, as competências e habilidades do profissional sofrerão impactos negativos e positivos, e o mesmo será testado o tempo todo, a fim de verificar seu preparo para o cargo pretendido.
Para aqueles que desejam fazer o curso de engenharia nos Estados Unidos, é essencial analisar as escolas de engenharia civil, verificando aquelas que podem fornecer opções para estudos de pós-graduação, bem como serviços para apoiar o desenvolvimento da carreira profissional a longo prazo. Faculdades que forneçam serviços de coaching de carreira e aconselhamento de busca de emprego são a melhor opção para estudantes internacionais, bem como aquelas que são credenciadas pelo Conselho de Acreditação de Engenharia e Tecnologia dos Estados Unidos (ABET), pois esses programas atendem a rigorosos testes e devem seguir as melhores práticas, regulamentos e padrões internacionais aceitos pelos empregadores em todo o mundo.
Como a engenharia civil é um campo de engenharia primário, muitas faculdades de engenharia oferecem programas que abrangem várias especialidades que envolvem a engenharia civil. Por isso, é preciso avaliar qual o programa de engenharia civil vai atender melhor a necessidade do estudante; os diplomas de pós-graduação que esse programa oferece e qual a porcentagem de graduados que conseguem um emprego na área dentro de 3 meses da graduação.
Os três programas de engenharia civil de maior destaque nos Estados Unidos são: o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que é muitas vezes referida como uma escola de elite, e está localizada em Cambridge, Massachusetts; a Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, que é uma escola ideal para alunos que amam a arquitetura e o design da cidade antiga.; e o Instituto de Tecnologia da Geórgia – Campus Principal (Georgia Institute of Technology) que foi considerado a melhor escola nos EUA para Engenharia Civil.
Especificamente na Flórida, as melhores faculdades da Flórida que oferecem graus de engenharia são:
• A Universidade de Miami Coral Gables, que oferece 32 programas de graduação em engenharia e é uma grande universidade particular em um grande subúrbio.
• A Universidade da Florida Gainesville, que oferece 52 programas de graduação em engenharia e é uma grande universidade pública em uma cidade de tamanho médio.
• A Florida Institute of Technology Melbourne (Instituto de Tecnologia da Flórida) que oferece 36 programas de graduação em engenharia e é uma universidade particular de tamanho médio em uma cidade pequena.
• A Universidade da Flórida Central Orlando, que oferece 40 programas de graduação em engenharia e é uma grande universidade pública em um grande subúrbio.
• E a Universidade do Sul da Flórida-Campus Principal, que oferece 40 programas de graduação em engenharia e é uma grande universidade pública em uma cidade grande.