Ainda quando estamos dando nossos primeiros passos, nossos pais se perguntam o que vamos querer ser quando crescermos… e essa pergunta se repete quando entramos na escola, depois perdura por alguns anos até escolhermos um curso universitário ou profissionalizante. Às vezes, nem mesmo depois do curso almejado concluído as pessoas têm certeza de que fizeram a escolha certa e no que irão de fato atuar. Muitas vezes ainda, as pessoas desistem da primeira escolha de profissão, seja por falta de oportunidades ou por obstáculos práticos que cada área impõe, ou por conta de baixa remuneração, e partem para uma nova carreira. Mas porque existe tanta dificuldade e incerteza na escolha da profissão? Porque as pessoas muitas vezes não sabem o que de fato querem fazer e muitas fazem uma escolha errada? O que pode nos garantir escolher certo e ter sucesso profissional?
Podemos afirmar que a maioria das pessoas escolhem a profissão ainda sem maturidade. Não digo apenas em relação a idade, mas em relação a experiência de vida. Quando escolhem a profissão, elas não têm noção do que de fato será na prática, no dia a dia. Em muitos casos, nem sequer tiveram uma única experiência de trabalho. A visão que temos da profissão é romantizada por nós mesmos ou por nossos pais e familiares que muitas vezes nos influenciam para seguirmos carreiras já consolidadas por eles ou para satisfazer a um sonho não concretizado ou ainda por pura convenção social de que o sucesso é garantido para determinadas áreas, como direito, engenharia e medicina.
O que você quer ser quando crescer? Na verdade, esse é um questionamento que devemos nos fazer constantemente, pois o crescimento é algo que percorre por toda a vida e nos acompanha além da infância e adolescência. Estamos em constante processo de crescimento e desenvolvimento. Sempre em busca de novos desafios e de novas conquistas. O ser humano não deixa nunca de se aprimorar e de buscar novas metas para si. Nós acumulamos bagagens, dentre elas experiências boas e ruins e que nos moldam e nos modificam. São as experiências de ontem que nos tornaram as pessoas de hoje e as experiências de hoje irão nos tornar as pessoas de amanhã.
Quando perguntamos o que vamos ser quando crescer, estamos envolvendo outras questões e não somente uma profissão. Envolve a soma de crenças e valores, envolve nosso propósito de vida, nossa missão aqui neste mundo e o que vamos deixar de legado para nossos filhos e para as novas gerações. Pois é através do nosso ofício que podemos oferecer o que temos de melhor ao mundo e evoluímos como seres humanos. Mesmo que o trabalho seja uma função mais simples ou operacional e que não exija muito estudo ou até mesmo que não seja remunerado, como por exemplo um trabalho voluntariado ou cuidar dos filhos e da casa, estamos nos doando em prol de algo para alguém. E quando alguém reconhece isso, temos o sentimento de empoderamento e de missão cumprida. Em consequência, a nossa satisfação e aprendizado são muito valiosos. Vemos que valeu a pena todo o esforço. E daí nos energizamos para um novo desafio.
Muito além de um sonho romantizado que temos quando crianças, o que escolhemos como trabalho exerce papel especial na nossa vida, pois é a ferramenta que transforma os nossos sonhos em realidade, sejam eles sonhos de consumo, de status, ou de realizar e empreender e ser reconhecido pelos nossos feitos. E é ainda criança que despertamos nossos interesses e habilidades individuais que são de fato importantes na escolha da profissão, mas que não garantem por si só o sucesso.
Qualquer escolha profissional traz consigo a necessidade de esforço e persistência. Nada vem fácil. Tudo é construído ano após ano e conquista após conquista. No processo, muitos desafios terão que ser superados e sairá vencedor aquele que persistir mais. Reforçando que o sucesso de hoje não garante o de amanhã. Deve existir um esforço continuo para que os resultados sejam mantidos e novas conquistas alcançadas.
Alguns passos para chegar e manter o sucesso são necessários. Desde a escolha correta do curso que se deseja fazer, com base no autoconhecimento do seu perfil profissional, como na preparação de um currículo que seja objetivo, mas ao mesmo tempo que traga as informações necessárias que o tornam diferenciado, como ainda da capacitação para a entrevista do emprego ou cargo almejado, do aprimoramento das habilidades e competências para exercer de forma mais eficaz suas atribuições, bem como um redirecionamento e busca de novos desafios profissionais depois de alguns anos. Tudo isso inevitavelmente fará parte constante da sua vida e exigirá esforço, persistência e dedicação, mas acima de tudo crença em si mesmo.
Portanto, o primeiro passo rumo ao sucesso profissional é buscar o seu autoconhecimento, ou seja, entender melhor seu perfil comportamental, suas habilidades, suas competências, seus pontos fortes e o que precisa ser melhorado. Perceber quais são suas crenças fortalecedoras e sabotadoras e as oportunidades e dificuldades no momento atual da sua vida. Você deve fazer uma reflexão da sua identidade, do que busca para sua vida, definindo sua posição perante o mundo, diante as pessoas que o cercam e ainda diante de si mesmo. Engloba sua filosofia, sua missão e visão de forma mais objetiva e simplificada. Em outras palavras é naquilo que você se identifica e se sente capaz de realizar e ande você quer chegar.
Claro que o autoconhecimento é um processo que fazemos durante toda a vida, mas quando iniciamos esse processo mais cedo, quando crianças ou adolescentes ou até no último ano do colegial por exemplo, podemos entender melhor nossos anseios e vocações e a escolha da profissão pode ser mais assertiva, evitando um desgaste desnecessário em um curso que não combina com seu perfil e gerando uma mudança de rumo no futuro e um retrocesso.
Todo conhecimento e toda experiência são válidos, mesmo em um curso que depois não se conclua. Mas se pode existir um embasamento maior para a escolha do curso correto, por que não ser feito? O autoconhecimento ainda pode colaborar em outros aspectos importantes, como o relacionamento interpessoal que pode auxiliar ou atrapalhar o seu desenvolvimento como profissional, pois a convivência e o trabalho em equipe é quase que inevitável em qualquer profissão.
Então, nos conhecer melhor só nos traz benefícios. Quanto mais me conheço mais me capacito. Quanto mais me conheço, mas sei do que sou capaz e quais pontos preciso aprimorar. É um processo enriquecedor e continuado. Os pais podem fomentar ainda na adolescência a importância do autoconhecimento para os filhos, isso os ajudará e muito a fazerem a escolha de qual profissão irão seguir. Caso não tenha sido possível esse processo na adolescência, nunca é tarde para realiza-lo. Aliás o autoconhecimento promove nesse caso um entendimento melhor de todo o percurso vivido e a importância que cada etapa teve na sua vida. Amplia a visão de toda a sua carreira e te permite traçar novos rumos e entender o que de fato te faz mais feliz e realizado.
Escolhido o curso e a área de atuação, ou o cargo almejado, é necessário traçar planos e metas a curto, médio e longo prazo. Ou seja, entender aonde se quer chegar, mas compreender que o percurso é longo e feito de etapas. Devemos entender que uma carreira não se constrói em alguns meses mas sim em alguns anos, se não décadas. Ter a noção do tempo exato para cada conquista é importante pois não permite que as expectativas sejam frustradas. Além de que cada etapa conquistada se torna mais saborosa e isso reduz a ansiedade pois a pessoa entende que está no caminho certo. Mesmo que os planos sejam revisados ao longo dos anos, e isso com 99% de certeza irá acontecer. É importante ter uma base do que fazer nos próximos anos, dos próximos passos e do porquê tais ações deverão ser priorizadas e como elas o ajudarão na conquista dos seus objetivos e do sonho maior no final desse percurso.
Com o autoconhecimento e um planejamento da sua vida e carreira, os outros itens ficam mais fáceis de serem cumpridos. Desde a elaboração de currículo impactante, a preparação para uma entrevista de emprego, a identificação da empresa e cargo dos sonhos, adequado ao seu perfil. Tudo fica mais fácil, pois você amplia o autoconhecimento e aprofunda o que precisa ser aprimorado para garantir ainda mais o seu sucesso, como também tem uma certeza maior de onde se quer chegar.
“ A persistência é o menor caminho do êxito”. – Charles Chaplin