Como estabelecer um bom networking

Com certeza você já ouviu casos de pessoas que conseguiram uma ótima oportunidade de emprego porque foram bem avaliadas nas empresas por onde passaram. Também empresas que estimulam seus profissionais a indicarem pessoas para compor o seu quadro de funcionários. Mas como fazer uma boa rede de contatos e estar dentro desse quadro de pessoas que são lembradas para uma nova oportunidade? Listo a seguir algumas dicas:

Tenha um espírito de servir

Ajudar pessoas naquilo que elas estão precisando é a melhor forma de começar. Mesmo porque um dia será você que estará precisando. Ninguém constrói nada sozinho. Ajudar de forma genuína é uma maneira de reforçar o seu interesse em fortalecer o seu relacionamento profissional, pois você estará ajudando não somente a seu colega de trabalho, mas a toda a empresa. Busque situações aonde você veja que pode ser útil. É muito provável que as pessoas sempre se lembrem de você e te convidem para participar de novos projetos.

Busque se expor mais

Para você ser lembrado, você deve se expor. E uma das maneiras mais praticadas ultimamente para fazer isso é nas redes sociais. Mantenha suas redes atualizadas e publique conteúdos interessantes para a sua rede de contatos, para que as pessoas sintam que você tem conteúdo e pode agregar muito a empresa, incluindo outras áreas, além da sua especialidade.

Fora do ambiente web também é importante fazer Networking. Visitar outros departamentos e se interessar pelos projetos que vem sido realizados, além de elogiar sempre os colegas por conquistas alcançadas e trabalhos bem feitos. Contribuir e gerar no outro o sentimento de admiração e respeito é um excelente caminho para aprofundar as relações, pois isso consolida a confiança. Faz o outro se sentir bem ao seu lado, pois ele sente que você vibra com ele e estão na mesma sintonia. Visitar também outras empresas, como fornecedores e parceiros é uma ótima prática e deve ser sempre realizada, pois isso também aproxima mais as relações.

Identifique sua ‘tribo’ e busque fazer parte dela

Identifique na sua rede de contatos — amigos, família, conhecidos, colegas de trabalho — pessoas que você possui afinidade. Pense que as relações duradouras são aquelas que falam o mesmo idioma. Ter os mesmos interesses é uma excelente forma de manter-se atualizado na sua rede e de ser parte dela.

A verdade é que todo ser humano precisa pertencer a algum grupo. Encontre o seu grupo ou alguns grupos aos quais você possa pertencer, não só relacionado a assuntos profissionais. Por exemplo, você pode se matricular em aulas de squash ou tênis, se você gosta de praticar esses esportes, ou ser sócio de um clube e lá estabelecer novos contatos. Ou você pode se inserir em um grupo de pôquer, xadrez, sinuca, boliche, golfe ou outros hobbies qualquer que tenha interesse. No caso de mulheres, é muito comum a participação em projetos sociais ou nas escolas. Todos esses exemplos são válidos.

Claro que você não vai se inserir em grupos que não tenha afinidade, pois o efeito será inverso e você acabará se desgastando muito. Seja sempre verdadeiro consigo mesmo, antes de tudo. Busque grupos que você venha a conviver com prazer e o seu networking ocorrerá se forma natural e sem você ter que se esforçar muito.

Outro ponto importante é buscar contatos com profissionais mais maduros que você. Isso pode ser muito válido, pois pessoas mais velhas e mais experientes podem te passar muita bagagem e conteúdo. Você pode aprender muito com elas e com isso ter uma visão diferenciada de sua carreira e do negócio em que atua. Não se contente em estabelecer contato apenas com pessoas da mesma idade que a sua, pois elas terão a mesma vivência que a sua. Saia um pouco do ambiente que você convive dia a dia e busque relações com pessoas mais maduras, mas que você se identifica e admira.

Busque o seu diferencial e seja um agente motivador

Para fortalecer um relacionamento profissional é necessário se destacar. E isso não é somente estar presente, sendo apenas mais um no grupo, mas a forma como você se diferencia dos demais. A autenticidade é uma bela maneira de destaque, quando os outros fazem sempre a mesma coisa. Busque soluções autênticas e sempre proponha algo novo. Não se acomode e busque sair da média das outras pessoas. Pesquise novidades no mercado de trabalho e veja o que você pode implementar de novo. Envie email com temas interessantes e apropriados para seus contatos. Quebre o padrão e quebre a rotina.

Uma das melhores formas de fazer Networking é ser autêntico, mas sempre seja sincero. Veja como você pode por exemplo levar alguma novidade para uma reunião de negócios. Ou como você pode melhorar o clima no seu local de trabalho. As vezes um gesto simples como distribuir uma rosa no dia das mulheres, o fará ser lembrado. Crie um clima agradável e demonstre sempre disposição e motivação. Ninguém gosta de estar ao lado de pessoas desmotivadas. Essas pessoas são tóxicas para o ambiente de trabalho. Busque ser positivo e motive sempre as pessoas ao seu redor. Todos nós precisamos de um incentivo!

Saiba se apresentar e ouvir

Todo profissional deve saber se apresentar e falar de si mesmo, da sua formação, da sua experiência profissional, seus objetivos e seus interesses. Mas essa apresentação deve ser feita de forma objetiva e sem cansar a outra pessoa nesse momento. A primeira impressão é muito importante. Dessa forma, se prepare e mentalize uma melhor forma de se apresentar para outros profissionais tanto dentro da empresa em que você atua, explicando sua função e seus desafios na empresa, como fora da empresa, em reuniões externas ou em eventos, conferências, palestras, etc.

Ande sempre com um cartão de visita atualizado na carteira. Um bom contato pode aparecer a qualquer hora e em qualquer lugar. Você sempre poderá aumentar sua rede de contatos. É importante também manter seu perfil nas redes sociais sempre atualizado e nele deve ter um resumo profissional seu, seus interesses e seus objetivos.

É importante ainda que no momento que você estiver conhecendo outras pessoas, você saber ouvi-las. Uma das atitudes mais negativas quando conhecemos alguém é quando uma pessoa quer se apresentar e a outra não a deixa e fica o tempo todo apenas falando de si mesma e dos seus projetos e objetivos. Pare um pouco e ouça o que o outro tem a dizer. Você ganha simpatia da pessoa e ainda pode identificar pontos de interesse comuns.

Cultive sua rede de contatos

Faça um planejamento para se lembrar sempre de entrar em contato com pessoas que considere importante para seu networking. Mande uma mensagens, notícias, artigos e conteúdos interessantes. Lembre de enviar cumprimentos no dia do seu aniversário e nas festas de final de ano.

Demonstre sempre interesse em saber as novidades das pessoas presentes na sua rede de contatos, marcando encontros pessoais com aqueles contatos mais importantes, que já te ajudaram muito e aqueles que você vislumbra obter aprendizados e estabelecer parcerias.

Sempre que você verificar que pode ajudar alguma pessoa, ajude. Ela será grata e lembrará sempre de você. Ajude sem buscar nada em troca. Apenas continue praticando seu espírito de servir. Generosidade atrai generosidade. O universo irá retribuir a você.

Espero ter contribuído com vocês e compartilhem questionamentos e experiências aqui comigo!
Obrigada!

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos Artigos